Minicurso: Técnicas de Levantamento e Monitoramento de Fauna Silvestre - I Congresso Nacional de Biológicas - I CONBIO - Avanços e Desafios da Ciência - 28 de novembro a 01 de dezembro de 2017 

A Manejo Fauna participou e apoiou o I Congresso Nacional de Biológicas que aconteceu de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2017 na Universidade Federal do Maranhão. Neste evento também foi comemorado os 35 anos do curso de ciências biológicas da UFMA. O minicurso Técnicas de Levantamento e Monitoramento de Fauna Silvestre foi ministrado pelo Msc Biol. Maxmiliano Siqueira durante os três dias dias do evento tendo aula teórica e prática. Durante o minicurso os alunos conheceram alguns equipamentos e técnicas utilizadas em trabalhos com a fauna. Fizemos sorteio de brindes e de um livro sobre rastros, os sorteados foram Ana Paula, Joelson e Rakel. Agradecemos à Mutual - Empresa Junior de Biologia pelo convite e receptividade.

Palestra: Identificação de Animais Silvestres através de Vestígios - I Congresso Online Nacional de Animais Silvestres - I CONAAS - 13 a 19 de novembro de 2017

A Manejo Fauna participou e apoiou o I Congresso Online Nacional de Animais Silvestres que aconteceu de 13 a 19 de novembro de 2017. O Biólogo Maxmiliano Siqueira da Manejo Fauna ministrou a palestra: Identificação de Animais Silvestres através de Vestígios no primeiro dia do congresso. O evento foi gratuito e online com palestrantes renomados de vários locais do país, tendo também a participação de palestrantes da Argentina, Uruguai, México, etc. Foi uma grande oportunidade a todos os interessados em adquirir conhecimento com temas ligados a Animais Silvestres. Apoiamos este evento e agradecemos à Equipe do CONAAS pelo convite.

Evento: I COTAM - Aula sobre Técnicas em Armadilhas - Batalhão de Polícia Ambiental - 03 de junho de 2017

Biol. Maxmiliano Siqueira da Manejo Fauna ministrando a disciplina de Técnicas em Armadilhas durante o I Curso de Operações Táticas Ambientais (I COTAM) aos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental - Maranhão realizado no dia 03 de junho de 2017, no Parque Estadual do Bacanga em São Luís.

Palestra sobre Fauna Silvestre - Granorte S/A - novembro de 2016

Participação do Biol. Maxmiliano Siqueira ministrando a palestra sobre Fauna Silvestre para o staff da mineradora Granorte S/A, durante a Semana de Prevenção do Acidente no Trabalho SIPATMIN, com o tema central  a Responsabilidade Ambiental.

Palestra: Aspectos Ambientais da Área de Proteção Ambiental do Maracanã e Itapiracó - Batalhão de Polícia Ambiental- 07 de março de 2016

Biol. Maxmiliano Siqueira ministrando a palestra intitulada Aspectos Ambientais da Área de Proteção Ambiental do Maracanã e Itapiracó para os policiais do Batalhão Ambiental do Maranhão.

Curso de Capacitação em Resíduos Sólidos - Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A - 23 a 25 de setembro de 2015

 A Manejo Fauna realizou no período de 23 a 25 de setembro de 2015 o Curso de Capacitação em Resíduos Sólidos ministrado pela Profa. Dra. Nazaré do Socorro Vasconcelos e equipe, para professores da rede municipal de Rosário, a convite da Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A em parceria com a Prefeitura de Rosário-MA. A abertura foi realizada no auditório da Secretaria de Educação com apresentação da Titara, e durante o evento houve a presença da Prefeita e do Secretário de Turismo de Rosário-MA. O curso foi realizado na CGA Titara, a parte teórica abordou a definição de resíduos sólidos, princípio dos 3R´s, leis relacionadas, preparação do plano para coleta seletiva, entre outros assuntos. Na parte prática houve a visita ao aterro sanitário onde puderam tirar dúvidas sobre o seu funcionamento, e encerrou com a oficina de reciclagem em que todos tiveram a oportunidade de aprender a fazer bolsas, carteiras e flores, através do reaproveitamento de materiais como o Tetra Pak, copos descartáveis e revistas. Somos gratos pelo convite e recepção de todos. E agradecemos também às professoras pelo excelente trabalho.

Fotografia em livro:

 A Manejo Fauna com fotografia de moldes de pegada em gesso divulgada no livro Gestão da Biodiversidade-Uma Análise com Foco na Preservação Ambiental - do autor Pedro Batista Tomasulo.

Palestra: Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e Minicurso: Monitoramento de Fauna Silvestre - VII ENGEAS/ IISAS MA UEMA - 02 a 04 de setembro de 2015

A Manejo Fauna participou do VII Encontro de Grupos de Estudo de Animais Selvagens e do II Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão promovido pela Universidade Estadual do Maranhão através do Grupo de Estudo de Animais Silvestres do Maranhão - Geas - Ma. O evento foi realizado na UEMA nos dias 02 a 04 de setembro de 2015. O biólogo Maxmiliano Siqueira ministrou a Palestra: Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e o Minicurso: Monitoramento de Fauna Silvestre. Durante a palestra fez-se uma abordagem sobre os critérios de classificação de espécies sob algum grau de risco de extinção e sobre as espécies brasileiras que estão ameaçadas, com enfoque nas espécies presentes no estado do Maranhão. O Minicurso foi realizado na Fazenda Escola São Luís com apresentação teórica e prática de algumas técnicas utilizadas em monitoramentos faunísticos. 

Palestra: Técnicas Básicas de Levantamento de Fauna - Semana do Meio Ambiente - IFMA Maracanã - 02 junho de 2015

A Manejo Fauna participou da Semana do Meio Ambiente do IFMA Maracanã . No dia 02 de junho o Biólogo Maxmiliano Siqueira ministrou a Palestra Técnicas Básicas de Levantamento de Fauna e apresentou técnicas e equipamentos utilizados em estudos, pesquisas e trabalhos com fauna silvestre. 

Clipping:

PalestraTécnicas Básicas de Levantamento e Captura de Fauna - I SAS MA - UEMA - 28 de novembro de 2014

A   Manejo Fauna esteve presente no I Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão promovido pela Universidade Estadual do maranhão através do Grupo de Estudo de Animais Silvestres do Maranhão - Geas - Ma. A palestra, ministrada pelo Biol° Maxmiliano Siqueira, sobre Técnicas Básicas de Levantamento e Captura de Fauna ocorreu no dia 28 de dezembro de 2014  e teve a presença de estudantes e profissionais de biologia, medicina veterinária, entre outros. Durante a apresentação alguns equipamentos utilizados nestas técnicas foram mostrados aos participantes.  

Curso de Técnicas de Inventário de Fauna - IFMA Buriticupu - APA do Itapiracó - 09 a 12 de setembro de 2014.

No período de 09 a 12 de setembro de 2014 foi realizado o Curso de Técnicas de Inventário de Fauna. O curso foi direcionado para capacitação e treinamento dos alunos graduandos de ciências biológicas e professores do PARFOR do IFMA - Campus Buriticupu/MA. O curso focou nas técnicas utilizadas para manejo de fauna de vertebrados terrestres empregadas em inventários, monitoramentos, resgates e salvamentos, além de estudos e pesquisas. Durante o curso foram ensinadas técnicas de observação diretas e indiretas de fauna com uso de cameras-trap, análise de vestígios, molde de pegadas em gesso, entre outras. 

III Curso de Mastofauna Brasileira - 29 de março de 2014

No dia 29 de março de 2014 foi realizado o III Curso Mastofauna Brasileira na sala do IFMA localizado na APA do Itapiracó. O curso teve participação de acadêmicos de ciências biológicas e veterinária. 


Curso de Técnicas de Inventário de Fauna para o Curso de Especialização em Educação Ambiental e Gestão Compartilhada de Recursos Hídricos do IFMA Monte Castelo, nos dias 14 a 15 de Janeiro de 2014, na APA do Itapiracó. 

O Curso de Técnicas de Inventário de Fauna ministrado pelo Prof° Biol°Maxmiliano Siqueira foi bastante proveitoso para os alunos de especialização que são professores do IFMA. Durante o curso foram apresentadas, através de aulas teóricas, as principais técnicas aplicadas para inventário de avifauna, herpetofauna e mastofauna. A aula prática possibilitou aos participantes terem uma oportunidade valiosa para aprender e entender o uso e o emprego da técnica de Inventário com uso de Armadilhas Fotográficas, uma das formas menos invasiva e mais requintadas para o inventário de fauna. 

Participação em Rodada de Negócios -  Encontro de Negócios Bioenergy - Implantação de Parques Eólicos no Maranhão - 24 de julho de 2013  

A Manejo Fauna Equipamentos e Treinamentos foi convidada para participar da rodada de negócios da Bioenergy Geradora de Energia realizada no Pestana Resort Hotel, em São Luís, no dia 24 de julho de 2013. Na ocasião estiveram várias empresas locais para conhecer sobre a Implantação dos parques eólicos e as oportunidades de negócios. Abaixo matéria sobre o evento:

"O Maranhão vai produzir energia eólica a partir de junho de 2014, quando se iniciará a operação da 1ª fase do projeto de implementação dos parques eólicos da Bioenergy Geradora de Energia, a ser instalado nas cidades de Tutoia e Paulino Neves. O projeto total está estimado em R$ 4,5 bilhões de investimentos e deve criar cerca de dois mil empregos durante a instalação. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Sérgio Marques, durante o Encontro de negócios, realizado nesta quarta-feira (24), no Pestana Resort Hotel, em São Luís.O encontro, uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), foi realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e a Bioenergy. O evento contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo; do vice-presidente da Fiema, José Orlando Leite, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico da Sedinc, David Braga Fernandes, do superintendente de Negócios da Sedinc, José Oscar Melo Pereira, além de executivos da Bioenergy e empresas contratadas para a criação do projeto e empresários do Maranhão. Na ocasião, as empresas contratadas da Bionegy para a realização das obras - ABB, Elecnor, Estrutural e GE - no Estado apresentaram as demandas e oportunidades de negócios para as empresas locais. Ao falar sobre o projeto, o presidente da Bioenergy, Sérgio Marques, disse que a empresa está extremamente motivada com a criação do empreendimento no Estado, pois encontrou total apoio do governo estadual. "Vamos ter aqui no Estado 377 aerogeradores nas fases I e II. Nosso objetivo é gerar energia a partir de junho do próximo ano", disse Sérgio Marques, destacando que a empresa necessita também do apoio e da interação com as empresas locais. "Não queremos trazer só o empreendimento, mas também o desenvolvimento", disse Sérgio Marques. Os parques eólicos serão criados nas cidades de Paulino Neves, Tutoia e Barreirinhas. O encontro de negócios colocou Bioenergy e suas empresas contratadas para a realizada frente a frente com as empresas locais do Estado para que conheçam de perto as oportunidades. "Esta é uma reunião de trabalho que visa aproximar a Bioenergy das empresas maranhenses para que elas conheçam as demandas de produtos e serviços do projeto. A ideia é que parte dos investimentos seja internalizada na nossa economia por meio das empresas locais e geração de empregos, que é o propósito do PDF", disse Maurício Macedo. De acordo com o superintendente de negócios da Sedinc, José Oscar, o PDF possui, atualmente, 860 empresas cadastradas. Para o vice-presidente da Fiema, José Orlando Leite, o empreendimento da Bioenergy possui um grande potencial multiplicador de novos negócios. "A energia eólica, a partir de hoje, torna-se uma realidade para nós empresários, não só como fonte de energia, mas como uma geradora de oportunidades de negócios", observou José Orlando, ressaltando que o Sistema Fiema, por meio do Senai do Maranhão, já está trabalhando na elaboração dos parâmetros curriculares com foco na fabricação, instalação e manutenção de aerogeradores e parques eólicos. A Bioenergy já iniciou a melhoria da infraestrutura para a instalação de 13 parques eólicos no Maranhão que produzirão, aproximadamente, 640 MW de energia limpa e renovável, com investimento estimado em R$ 1,4 bilhão. A segunda fase entrará em operação a partir de 2015, com um total de 377 aerogeradores para gerar um total de 1GW. Para permitir o escoamento da energia, a Bioenergy, também, constrói uma linha de transmissão de 500 KVA, com 240 km que interligará a subestação de Miranda II, na qual estão sendo investidos cerca de R$ 125 milhões". Fonte: imirante.globo.com 

 

Participação em STAND - III Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís - Tema: Gestão de Resíduos Sólidos - 20 a 22 de junho de 2013.

A Manejo Fauna participou da III Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís - Tema: Gestão de Resíduos Sólidos - Um diálogo a luz do Desenvolvimento Sustentável. No seu stand foram apresentados produtos e troca de informações com parceiros e público de profissionais, técnicos e acadêmicos das mais diversas áreas do meio ambiente, social e econômico. Aproveitamos para agradecer à Secretaria de Meio Ambiente do Município de São Luís, pelo convite. 


Palestra: Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção - Viva Maranhão Sustentável  - SEMA-MA  - 16 de dezembro de 2012

A Manejo Fauna participou do Viva Maranhão Sustentável, evento promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão - SEMA-MA, que ocorreu na Lagoa da Jansen nos dias 15 e 16 de dezembro de 2012. A palestra Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção foi apresentada pelo biólogo Maxmiliano Siqueira. Durante a palestra fez-se uma abordagem sobre os critérios de classificação de espécies sob algum grau de risco de extinção e sobre as espécies brasileiras que estão ameaçadas, com enfoque nas espécies presentes no estado do Maranhão. A palestra contou com participação de professores universitários, acadêmicos de engenharia ambiental, biologia, membros de ongs e funcionários do IBAMA. 

II Curso de Mastofauna Brasileira - 08 de dezembro de 2012

No dia 08 de dezembro de 2012, foi promovido o II curso sobre Mastofauna Brasileira. O evento contou com a participação profissionais da área de biologia, técnicos em meio ambiente.  


Participação em STAND - II Simpósio de Tecnologia, Sustentabilidade e Empregabilidade - Instituto Profissão| Grupo ICEP - 28 a 30 de novembro de 2012

No período de 28, 29 e 30 de novembro, a Manejo Fauna participou II Simpósio de Tecnologia, Sustentabilidade e Empregabilidade promovido pelo Instituto Profissão (Grupo ICEP) realizado na Praça do Pantheon, em São Luís. O evento reuniu diversas empresas parceiras que expuseram seus produtos e serviços, e foram apresentados ao público pelos alunos do Instituto Profissão uma diversidade de trabalhos desenvolvidos nas áreas temáticas de segurança do trabalho, meio ambiente, enfermagem, entre outros. No seu stand, no dia 30, foi sorteado um livro doado pela Manejo Fauna e duas cortesias para o II Curso de Mastofauna Brasileira que ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2012.

   

Palestra: Resgate de Fauna x Obras de Construção Civil - Jornada Acadêmica Integrada - Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade - Universidade Ceuma - 19 a 23 de novembro de 2012

A Manejo Fauna participou do evento realizado pela Universidade Ceuma com a Palestra Resgate de Fauna x Obras de Construção Civil ministrado pelo diretor da Manejo Fauna, o Biólogo e Especialista em Engenharia Ambiental, Maxmiliano Siqueira. A palestra abordou a conservação e valoração da biodiversidade faunística ante os impactos promovidos por empreendimentos de obras de construção civil como estradas, ferrovias, usinas enérgicas, etc. Na ocasião a palestra foi direcionada aos alunos do curso de Engenharia Ambiental do Ceuma.

I Curso de Mastofauna Brasileira - 27 de outubro de 2012

No dia 27 de outubro de 2012 foi realizado o I Curso de Mastofauna Brasileira. O curso teve o formato teórico com apresentação de informações relevantes sobre os grupos de mamíferos brasileiros, ecologia, biogeografia, status de conservação, tópicos sobre técnicas de estudos e inventários de mastofauna. A turma foi composta por participantes de diversas áreas como biologia, veterinárias, gestão ambiental, engenharia ambiental, e técnicos em meio ambiente. Tivemos como parceiros a empresa Trilhas e Mares Turismo e Aventura e a Editora Technical Books. E ao final do curso foi sorteamos  livro Ecologia de Mamíferos da Technical Books e a aluna sorteada foi a bióloga mestranda Thaise Nunes.